Foto: Arquivo Pessoal
Cerca de quatro dias após a Dear Santa Café & Bistro ficar fechada devido ao furto de fios de energia elétrica, mais uma empresa foi alvo desse tipo de crime em Santa Maria. Na madrugada desta segunda-feira (21), a unidade da Vanilla Cookies, localizada na Avenida Medianeira, teve toda a fiação elétrica furtada. Segundo Alessandra Lorenzoni, uma das sócias do local, essa é a segunda vez, em um período de um mês, que isso acontece.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ela explica que a primeira situação ocorreu há pelo menos um mês. Quando a equipe chegou pela manhã para iniciar o expediente, percebeu que não havia energia elétrica. O espaço ficou fechado o dia todo, e os produtos produzidos foram levados para outras unidades, que ficam no Cadoz Boulevard e também em Camobi. Assim, não houve prejuízo com a perda da produção.
Desta vez, Alessandra conta que, ao olhar as câmeras de segurança pelo sistema na manhã desta segunda, percebeu que elas estavam desligadas. Como segunda-feira costuma ser o dia de folga na empresa, a gerente do local foi acionada para verificar o que estava acontecendo:
– Fui olhar no sistema como estava o monitoramento e percebi que as câmeras estavam desligadas. Pedi até para a minha gerente ir lá porque não moro em Santa Maria. Quando ela chegou no local, realmente não havia luz. Até pensamos: "Era só o que faltava, isso acontecer de novo". Quando ela foi ver na caixa de luz, que fica em um poste na calçada, os fios haviam sido levados de novo.
Alessandra lembra que, após o primeiro furto, um eletricista colocou uma grade de proteção com cadeado no medidor de luz. Porém, esse reforço não foi suficiente para impedir novos crimes.
– É desgastante seguir assim, porque a gente fica agora pensando: a gente vai arrumar e depois de amanhã vão tirar de novo, né? Os funcionários precisaram ser realocados para outra unidade. Por sorte, a gente tem outra opção. Ficamos desanimados com esse cenário. Temos que pagar tudo, ficar no prejuízo, e nada acontece – desabafa.
Como o espaço é alugado, a empresária conseguiu, na primeira situação, um acordo com a imobiliária responsável para arcar com os custos do conserto, que giraram em torno de R$ 2 mil. Agora, tentará um possível acordo novamente, que ainda não foi definido. Até lá, a unidade da Avenida Medianeira deve ficar fechada. Mais atualizações sobre o funcionamento podem ser conferidas nas redes sociais @vanillasantamaria.
– Na primeira vez, registramos boletim de ocorrência online. Vamos registrar novamente. Alguma coisa precisa ser feita – cobra Alessandra.
Cafeteria foi alvo de criminosos na madrugada de sexta e precisou ficar fechada

Na madrugada de sexta-feira, a Dear Santa Café & Bistrô, localizada na Rua Floriano Peixoto, no centro de Santa Maria, teve os fios de energia elétrica furtados. Por causa disso, o estabelecimento ficou fechado o dia todo. Essa foi a segunda vez, em duas semanas, que o local foi alvo de criminosos. A empresa conseguiu resolver a situação e retomou o atendimento no sábado (19).
O primeiro caso aconteceu na madrugada do dia 7 de julho, uma segunda-feira. A proprietária, Greice Castro Fogaça, de 45 anos, contou que a equipe chegou para iniciar o expediente pela manhã e percebeu que não havia luz. Nesse caso, foram gastos R$ 3 mil somente com a compra do material furtado, além dos custos com a mão de obra para o conserto.
Como o local ficou fechado na sexta, um aviso, escrito em uma folha branca, foi colocado na porta da cafeteria com o seguinte recado: "Impedidos de trabalhar. Roubados pela segunda semana consecutiva. Cansados, esgotados e desanimados". Relembre a história neste link.
Leia mais:
- "Cansados, esgotados e desanimados", desabafa dona de cafeteria alvo de furto de fios pela segunda vez em duas semanas em Santa Maria
- "Tudo que queremos é simplesmente segurança", diz diretor do Bate-Papo Astronômico sobre possibilidade de encerrar projeto
- Até quando Santa Maria amanhecerá com nevoeiro? Entenda o fenômeno que se repete há semanas